Membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Passos participam do Seminário Memória e Informação: Acessibilidade e Sustentabilidade em Espaços de Memória

Membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Passos participam do Seminário Memória e Informação: Acessibilidade e Sustentabilidade em Espaços de Memória

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppEmailPrintCompartilhar

Com o objetivo de fomentar a discussão e a consolidação das melhores metodologias e práticas destinadas à preservação e difusão da memória das instituições mineiras, o Seminário Memória e Informação tem como tema assuntos ainda pouco sistematizados nesses espaços, como as questões interligadas à acessibilidade e à sustentabilidade. O evento é uma realização periódica da Rede Memória das Instituições de Minas Gerais (REMIG) e aconteceu no Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte.

Os membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Passos (COMPAC), Adriana Polez, Matheus Baltazar, Marcos Roberto Costa, Elisangela Melo, Albert Enan e o conselheiro e Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge de Paula Ribeiro, estiveram presentes no seminário. Segundo os membros, as oficinas foram produtivas e enriquecedoras.

“Através do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais – SEMMG, do qual sou membro do Comitê Gestor, obtive a informação sobre o Seminário. Sabendo que seria uma capacitação inovadora e importante para o atendimento das demandas do setor no nosso município, conscientizei os Conselheiros sobre a oportunidade de nos atualizarmos, aprendermos, trocar e, assim, ter um outro olhar e rever práticas e prioridades no nosso trabalho”, destacou Adriana Polez, Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural de Passos e membro do Comitê Gestor na região Sudoeste, no Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.

A IV edição do seminário contou com participantes de todo o Estado, com temas abordados por profissionais renomados, os debates envolveram assuntos diversificados. O evento contou com uma programação com palestras, oficinas e mesas-redondas, destacando a gestão em espaços de memórias e acessibilidade, a importância do planejamento por meio do plano museológico, diagnóstico de conservação de acervos, sustentabilidade construtiva, ambiental e financeira e o trabalho colaborativo em rede.  

A AME Cultura assessora o município de Passos na elaboração dos trabalhos relacionados ao ICMS Cultural.

Leia também

Prêmio Nacional de Turismo contempla a valorização do Patrimônio Cultural

 

Representante da AME Cultura permanece como membro titular pelo segmento de Patrimônio Cultural no CONSEC

 

 

Instagram (@amecultura)

FACEBOOK

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating application. Application has been deleted.
Type: OAuthException
Code: 190
Please refer to our Error Message Reference.

YOUTUBE