Programa de intercâmbio Música Minas está com inscrições abertas

Programa de intercâmbio Música Minas está com inscrições abertas

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppEmailPrintCompartilhar

Para estimular o fortalecimento da cadeia criativa e produtiva da música autoral independente mineira, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou mais uma edição do Música Minas. O programa de intercâmbio cultural viabiliza viagens por todo o Brasil e pelos cinco continentes do mundo, proporcionando aos contemplados a troca de experiências com outras culturas, a formação de uma rede de contatos e a ampliação do público.

Relevante para a difusão da cultura e da música de Minas Gerais, o edital leva a identidade musical mineira a todos os continentes. São repassados R$700 mil a título de ajuda de custo, para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras demandas. O programa fortalece toda a cadeia produtiva e projeta a cultura do Estado.

EDITAL

Assim como na edição anterior, projetos de circulação e intercâmbio estão contemplados em um único edital. A medida visa facilitar o público interessado em apresentar roteiros para ações de difusão cultural, de formação, pesquisa e capacitação. Esse conceito também possibilita a participação em feiras nacionais e internacionais de negócios.

Para garantir a pluralidade e a democratização do acesso aos recursos, o edital estabelece que projetos provenientes do interior do estado entram como primeiro critério de desempate. O segundo critério se refere a propostas com temáticas voltadas aos afrodescendentes, índios, deficientes físicos, ao empoderamento da mulher e aos grupos de LGBTs.    

Estrangeiros residentes de Minas Gerais podem mais uma vez participar do pleito, desde que residam a no mínimo um mês e que integrem alguma proposta de execução coletiva.

EDIÇÃO 2018

Com o intuito de aproximar cada vez mais a sociedade civil das políticas culturais, o edital apresenta uma importante novidade este ano. (Música Minas abre participação da sociedade civil em sua Comissão de Avaliação). A partir desta edição, o programa de intercâmbio musical passa a contar com a participação da sociedade civil em sua Comissão de Avaliação e Seleção.

A iniciativa visa atender a uma demanda dos agentes e produtores musicais, com consultas online que já eram efetuadas, mas com ampliação da cooperação. Outra novidade no edital se refere a junção de dois critérios de avaliação. A partir deste ano, o clipping e o portfólio serão analisados pela comissão que avalia as propostas, facilitando o entendimento e a entrega dos documentos obrigatórios pelos proponentes.  

INSCRIÇÕES

As propostas podem ser inscritas durante todo o ano, para qualquer período de viagem em 2018. Neste ano, os valores dos incentivos para todos os destinos foram reajustados a fim de efetivar o apoio às viagens. O valor destinado será individual ou por integrante, em casos de propostas que envolvam execução coletiva. 

Confira o cronograma e as datas das viagens estipuladas pelas seleções.

SELEÇÃO VIAGENS PREVISTAS DATA LIMITE PARA INSCREVER AS PROPOSTAS
1ª Seleção Viagens previstas a partir de 10 de maio e junho – até 10/04/2018
2ª Seleção Viagens previstas para julho e agosto – até 21/05/2018
3ª Seleção Viagens previstas para setembro e outubro – até 16/07/2018
4ª Seleção Viagens previstas para novembro e dezembro – até 31/08/2018

Leia também

AME Cultura completa oito anos

 

Presidente-Executivo da AME Cultura compõe bancada de jurados no Festival “Marolo de Ouro”

AME Cultura
Siga-nos

AME Cultura

Agência Mineira de Entretenimento
Rua Astolfo Pio | 242 | Centro | Machado – MG | 37750-000
(35) 3295-1544 | comunicacao@amecultura.com.br
AME Cultura
Siga-nos

Instagram (@amecultura)

FACEBOOK

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating application. Application has been deleted.
Type: OAuthException
Code: 190
Please refer to our Error Message Reference.

YOUTUBE